USP Analisa#18: Pesquisadores analisam saúde mental e prática de atividade física durante pandemia

Estudos da Faculdade de Medicina e da Escola de Educação Física e Esporte, ambas de Ribeirão Preto, são tema do USP Analisa desta semana

12/06/2020 - Publicado há 4 anos
USP Analisa - USP
/

O receio de contaminação pela covid-19 e o isolamento social estão provocando problemas na saúde mental e física da população. Estudos revelam um registro maior de ansiedade, depressão e níveis elevados de estresse. Para entender melhor o que está acontecendo com a sociedade neste momento, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), ambas da USP, estão desenvolvendo trabalhos com universidades de outros países para mapear esses efeitos e também a prática de atividades físicas neste período. Sobre isso, o USP Analisa desta semana conversa com os professores Rafael Guimarães dos Santos, da FMRP, e Átila Alexandre Trapé, da EEFERP.

“É inevitável: as pessoas têm se movimentado muito menos. Isso tem repercutido, logicamente, sobre o gasto calórico delas, a qualidade da alimentação, muitas vezes relacionada com um grau de ansiedade, estresse e até depressão. A alimentação pode ficar mais desregulada e a gente tem problemas aí para a saúde de uma forma geral”, explica Átila Trapé.

Tanto a pesquisa dele quanto a de Rafael Santos são longitudinais, ou seja, coletam os dados em vários períodos, o que permite analisar o quadro ao longo do tempo, mas apresentam questionários diferentes.

“Fizemos algumas perguntas que a maioria dos estudos publicados até o momento não fez. Além de ansiedade, depressão, estresse e sintomas associados ao trauma, nós também fizemos perguntas sobre o que essas pessoas estão fazendo para se adaptar a essa situação, por exemplo, praticando mais esportes, se comunicando mais com pessoas através de mídias sociais, de WhatsApp, mais práticas como ioga ou práticas espirituais e também focamos no uso de drogas. A gente já sabe que as pessoas estão bebendo mais porque estão mais em casa. Então será que essas pessoas estão fumando mais maconha? Será que elas estão usando mais cocaína? E será que isso está piorando a saúde dessas pessoas?”, questiona Rafael Santos.

O objetivo, segundo o docente, é entender o comportamento das pessoas e buscar opções de abordagem e tratamento para reduzir os danos à saúde mental trazidos pela pandemia e pelo isolamento social.

Saiba mais ouvindo este episódio do USP Analisa na íntegra.

USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior.

.