USP Analisa #9: Retomada pós-pandemia depende de ações do governo

USP Analisa exibe segunda parte da entrevista com especialistas sobre o atual cenário econômico no Brasil

 08/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/04/2020 as 8:03
USP Analisa - USP
USP Analisa - USP
USP Analisa #9: Retomada pós-pandemia depende de ações do governo
/

O USP Analisa apresenta a segunda parte da entrevista com o economista e presidente do Banco Ribeirão Preto, Nelson Rocha Augusto, e o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Rudinei Toneto Junior, que fazem uma avaliação do cenário econômico diante da pandemia de COVID-19.

“Pelo que estudei na história, não há uma crise semelhante a essa. É muito difícil prever agora o quanto que as cadeias de produção serão interrompidas, o quanto o fechamento da China, que agora está retomando, interferiu, quantas indústrias brasileiras vão ter que paralisar por causa de matéria prima, o quanto essa quarentena da população vai afetar os setores”, afirma Toneto.

Para Rocha, a atuação do governo na economia durante a pandemia será decisiva para a fase de retomada. “Esses efeitos de política monetária bastante expansionista, taxa de juros zero, no momento em que tiver o vértice de subida e que parar o processo do vírus, a velocidade de recuperação será estonteantemente alta. Essa é a boa notícia. A gente não sabe quando vai acontecer e não sabe qual vai ser a deterioração nas cadeias de produção, mas a gente sabe que elas vão se recuperar muito mais rápido do que se recuperariam pela somatória de decisões de políticas econômicas que foram tomadas”. O docente da FEA-RP concorda com o economista, e acredita que muitas pessoas aproveitarão esse momento para fazer um reposicionamento estratégico de seu negócio no mercado, contribuindo para a retomada da economia.

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.


USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior. 

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.