Universo das Emissoras Públicas: BBC oferece à sociedade serviço público de qualidade em educação, informação e entretenimento

Um conselho curador acompanha e fiscaliza as normas editoriais e garante a independência da empresa britânica

 22/05/2023 - Publicado há 12 meses
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas: BBC oferece à sociedade serviço público de qualidade em educação, informação e entretenimento
/

A British Broadcasting Corporation (BBC) completou 100 anos em 2022 e é a mais reconhecida referência de modelo público de radiodifusão no mundo. A principal fonte de financiamento da empresa é uma taxa cobrada de cada residência no Reino Unido.

O entrevistado do programa é o professor, jornalista e sociólogo Laurindo Lalo Leal Filho, que  foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, pesquisou o modelo público de radiodifusão do Reino Unido e tem dois livros publicados sobre a emissora.

O professor Lalo conta que a BBC atende às necessidades da população como qualquer outro serviço público. “Como a sociedade exige um serviço público de assistência social, de medicina, de educação, exige também um serviço público de informação, de entendimento, de educação eletrônica – em rádio, televisão e internet – de qualidade”.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema: A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão, de Laurindo Lalo Leal Filho, Summus Editorial, 1997.

Vozes de Londres: Memórias Brasileiras da BBC, de Laurindo Lalo Leal Filho, Editora Edusp, 2008.


Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.