Substância benéfica à saúde, presente no vinho, tem seu teor aumentado no suco de uva

Os experimentos foram realizados no Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC, da sigla em inglês), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp sediado na USP. A técnica desenvolvida pela cientista de alimentos, Lais Moro, possibilitou aumentar em 70% o teor de resveratrol no suco de uva. A substância, presente no vinho, previne doenças coronárias, reduz níveis de colesterol ruim (LDL), tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema muscular

19/09/2019 - Publicado há 5 anos

Nesta edição de Os Novos Cientistas, a cientista de alimentos Lais Moro descreveu como conseguiu aumentar o teor do resveratrol no suco de uva. Os estudos foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC, da sigla em inglês), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp sediado na USP. Sob a orientação do professor Eduardo Purgatto, Lais estudou a substância nos laboratórios do FoRC e implementou nas parreiras um composto que foi capaz de aumentar o nível do resveratrol na fruta.

A pesquisadora explicou que o resveratrol pode ser encontrado principalmente nas sementes e na película das uvas pretas e, consequentemente, no vinho tinto. “Nos vinhos tintos ele é encontrado em maior quantidade”, ressaltou Laís, lembrando que condições como clima e solo influenciam na quantidade da substância nos frutos. O resveratrol previne doenças coronárias, reduz níveis de colesterol ruim (LDL), tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema muscular.

Os testes foram realizados no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais com duas variedades de uva, totalizando 240 litros por região, sendo que parte das videiras era tratada e a outra não. Além do resveratrol, os pesquisadores observaram um aumento significativo de outras substâncias, como antocianinas e flavonoides, também aliadas na promoção da saúde.

O processo de aplicação da nova técnica se deu diretamente nas parreiras de uva, por aspersão (spray) um composto que é naturalmente produzido pela própria planta durante o seu processo de amadurecimento, antes da colheita. “A aplicação ocorre diretamente no cacho”, explicou a pesquisadora. E por tratar-se de uma aplicação simples, a técnica pode favorecer os pequenos e médios produtores.