Sociedade em Foco #176: Políticas públicas pensadas para a população de rua são ineficientes

Segundo José Luiz Portella, toda vez que o País enfrenta alguma crise, o governo começa a realizar uma série de leis e políticas compensatórias

 12/12/2023 - Publicado há 5 meses
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #176: Políticas públicas pensadas para a população de rua são ineficientes
/

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no ano de 2023 o número de pessoas em situação de rua cresceu 38% em relação à contagem realizada entre 2019 e 2022 e superou 281 mil indivíduos. No final de novembro, foi assinada uma portaria que, de acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, tenta articular órgãos e entidades do poder público para garantir a ampliação da proteção sócio assistencial a essa população. 

José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA), acredita que, no Brasil, políticas de rua estão sendo feitas sob parâmetros equivocados. Toda vez que o País enfrenta alguma crise, o governo começa a realizar uma série de leis e políticas compensatórias, o que o especialista julga negativo. 

“O Brasil tem na sua memória um arrependimento muito grande, uma visão dessa desigualdade absurda que nós temos”, comenta Portella. Por isso, segundo ele, o governo tenta encontrar formas de diminuir esse prejuízo, e não consegue por conta de uma má execução dessas políticas. 

Portella identifica dois problemas nas políticas públicas: o não cumprimento das medidas e a falta de fiscalização. O pesquisador acredita que a situação da população de rua não pode ser tratada de forma espetacularizada, nem como um cenário heterogêneo. Assim como outras situações sociais, esses indivíduos não podem ser pensados como se fossem todos iguais. Dessa forma, para Portella, é preciso que a população de rua seja pensada através de projetos específicos para cada grupo.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.