Saúde Sem Complicações #95: O cuidado com a exposição ao sol pode evitar o câncer de pele

A população com mais de 60 anos e pessoas de pele branca são as mais predispostas a desenvolverem este tipo de câncer, aponta especialista

 12/08/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #95: O cuidado com a exposição ao sol pode evitar o câncer de pele
/

O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe a médica dermatologista Cacilda da Silva Souza, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A especialista conta que o câncer de pele é um dos mais incidentes na população mundial e atinge principalmente pessoas de pele branca.

A exposição ao sol, sem cuidados e de maneira recorrente é o principal fator causador desta doença. A professora afirma que atualmente a população mais jovem tem um conhecimento maior sobre o efeito nocivo da radiação ultravioleta e busca uma maior proteção. 

“O câncer da pele é do indivíduo mais idoso, em geral pessoas com mais de 60 anos e de pele branca”, esclarece Cacilda, mas faz um alerta para crianças e jovens que vivem em locais com alto índice de radiação ultravioleta, onde o cuidado deve ser redobrado.

Na entrevista a médica abordou os principais tipos de câncer da pele e alertou para os principais sintomas, em especial o sangramento em lesões sem traumas aparentes no corpo. Cacilda conta que a principal forma de tratamento para este tipo de câncer é o cirúrgico e quando combinado com o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.