O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe a médica dermatologista Cacilda da Silva Souza, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A especialista conta que o câncer de pele é um dos mais incidentes na população mundial e atinge principalmente pessoas de pele branca.
A exposição ao sol, sem cuidados e de maneira recorrente é o principal fator causador desta doença. A professora afirma que atualmente a população mais jovem tem um conhecimento maior sobre o efeito nocivo da radiação ultravioleta e busca uma maior proteção.
“O câncer da pele é do indivíduo mais idoso, em geral pessoas com mais de 60 anos e de pele branca”, esclarece Cacilda, mas faz um alerta para crianças e jovens que vivem em locais com alto índice de radiação ultravioleta, onde o cuidado deve ser redobrado.
Na entrevista a médica abordou os principais tipos de câncer da pele e alertou para os principais sintomas, em especial o sangramento em lesões sem traumas aparentes no corpo. Cacilda conta que a principal forma de tratamento para este tipo de câncer é o cirúrgico e quando combinado com o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.
Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
.