Saúde Sem Complicações #90: Caspa é considerada uma doença

A caspa é causada pelo excesso de produção de sebo em áreas como o couro cabeludo, sobrancelhas e barbas

 19/05/2022 - Publicado há 2 anos

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a dermatologista Andrezza Telles Westin, médica assistente e preceptora do Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, para falar sobre a dermatite seborreica, também conhecida como caspa.

Andrezza explica que a dermatite seborreica é classificada como uma doença, caracterizada por fatores como o aumento na produção do sebo produzido pelas glândulas sebáceas e pela quantidade de micro-organismos existentes no couro cabeludo, associados a uma inflamação.

A dermatite seborreica se manifesta por meio de lesões avermelhadas e excesso de descamação, processo popularmente conhecido como caspa, acompanhada de coceira. Apesar de ser comum no couro cabeludo, a dermatologista informa que a doença atinge áreas onde pode haver o aumento da produção de sebo, como sobrancelhas, barbas e próxima ao nariz.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a doença não é causada pela falta de higiene. “Com o processo inflamatório há um aumento de proliferação das células e isso causa uma descamação mais acentuada. Então, mesmo após lavar a cabeça, por exemplo, logo em seguida a pessoa pode ter a descamação”, afirma Andrezza.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.