Revoredo #129: O músico Rui Fernandes abraça tradição portuguesa com a viola amarantina

Violeiro português compõe álbum com o instrumento, reconhecido também como viola de dois corações

 21/03/2024 - Publicado há 1 mês
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #129: O músico Rui Fernandes abraça tradição portuguesa com a viola amarantina
/

O episódio do Revoredo desta semana reproduz o álbum intitulado A Viola Amarantina, uma homenagem prestada pelo músico português Rui Fernandes ao icônico instrumento de cordas.

Rui Fernandes é natural de Vila Real e abraçou a exploração da viola amarantina em 2018. Ele não apenas aprimorou suas habilidades de execução, mas também determinou-se a revelar ao mundo o potencial do instrumento. 

Originária de Amarante, no distrito de Porto, em Portugal, é também conhecida como viola de dois corações pelas duas aberturas frontais em forma de coração. “A viola amarantina é mais do que um simples instrumento musical, como também um símbolo de tradição e autenticidade, enraizado nas histórias do povo português.”

Ao celebrar a viola amarantina, Rui Fernandes, além de voltar às suas raízes, também relembra a importância de preservar e revitalizar a percepção de que é necessário proteger e resgatar do esquecimento uma parte importante da identidade cultural.

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Fernandinha, Mestre Violeiro, Era Uma Vez Um Souto, Scherzo Para 2 Corações, Cumeeira, Lulavai, Querido Paredes, Sete Nove Nove, Dolente na Tarde Calma, Sónia e Tom & Jerry.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.