Revoredo #128: Violeiros trazem a representatividade da música caipira

Músicos abrangem diferentes estilos dentro da cultura popular com a viola caipira

 14/03/2024 - Publicado há 1 mês
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #128: Violeiros trazem a representatividade da música caipira
/

O Revoredo desta semana apresenta o trabalho dos violeiros Diego Sangali e Reinaldo Toledo e do grupo Viola Aberta, formado pelo trio Cássio Fonseca, Bruno Cardoso e Tavinho. 

Diego Sangali é um músico profissional com mais de uma década de experiência nas áreas da música, educação e produção musical e tem deixado sua marca em diversos projetos ao longo dos anos. Entre suas realizações notáveis está o projeto musical infantil intitulado Ma Me Mi Mo Música, que abrange composições originais, músicas de domínio público, além de vídeos e animações direcionados para a educação musical e o entretenimento das crianças.

Reinaldo Toledo, também conhecido como Capô, é um talentoso músico nascido e criado em Cássia, Minas Gerais. Durante sua graduação em Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele se dedicou ao estudo do violão. Toledo é reconhecido pelo repertório diversificado, que abarca desde polcas até choros paulistas, demonstrando uma variedade de estilos e influências. Nas palavras do respeitado professor e violeiro Ivan Vilela, sua música cria uma atmosfera de sensibilidade e beleza, enriquecendo o universo da viola.

Já Cássio Fonseca, compositor e professor de viola, tem suas raízes em Ribeirão Preto e atualmente reside em Jardinópolis. Sua paixão pelo choro começou em 1966, quando teve seu primeiro contato com o cavaquinho. Ao longo dos anos, ele se envolveu com a música instrumental, formando um grupo dedicado ao choro e à música popular brasileira.

O grupo de música instrumental paulista Viola Aberta é de Jardinópolis e tem a viola caipira como condutora da melodia nos arranjos de percussão, baixo e violão. Trata-se de um projeto autoral que visa à propagação da música instrumental do gênero caipira. Os músicos contam histórias de como as peças foram criadas em meio ao campo, usando sempre a temática bucólica como enredo. 

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Curioso, Sertãozinho, Escapando, Serpente, Estudo Número Um, Estudo Número Dois, Estudo Número Três, Estudo Número Quatro, Estudo Número Cinco, Estudo Número Seis, Estudo Número Sete, Estudo Número Nove, Estudo Número Dez, Cajueiro, Corgo Preto e Mano Chico. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.