Revoredo #124: Tradições medievais e da cultura nordestina inspiram álbum do Quinteto Armorial

Fruto de iniciativa de Ariano Suassuna, Quinteto Armorial dialoga repertório medieval e tradição nordestina com a viola caipira

 15/02/2024 - Publicado há 2 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #124: Tradições medievais e da cultura nordestina inspiram álbum do Quinteto Armorial
/

O Revoredo desta semana traz as músicas do Aralume, segundo álbum instrumental do Quinteto Armorial. O Quinteto surgiu como resultado do Movimento Armorial, iniciativa liderada pelo escritor Ariano Suassuna, com o propósito de fomentar obras inspiradas nas tradições do Nordeste brasileiro. A iniciativa abrange diversas expressões artísticas, incluindo música, literatura, artes plásticas, dança, teatro, cinema, arquitetura, e outras formas de manifestação artística.

Fundado em 1970 na cidade de Recife, Pernambuco, o grupo traz Antônio José Madureira na viola caipira, Egildo Vieira do Nascimento no pífano e na flauta, Antônio Nóbrega na rabeca e no violino, Fernando Torres Barbosa na percussão, e Edison Eulálio Cabral no violão.

A principal missão do Quinteto foi estabelecer um diálogo entre o repertório medieval e as práticas criativas dos cantadores nordestinos, utilizando instrumentos musicais tradicionais como viola caipira, rabeca, pífano, violão, zabumba e marimbau.

No podcast dessa semana foram apresentadas as músicas: Lancinante; Improviso; a suíte O homem da vaca e o poder da fortuna, composta por Abertura, A preguiça; A troca dos bichos e Ironia ao rico; Aralume; Reisado; Guerreiro; Ponteado; Chamada e marcha caminheira; Área da bachiana n.5; Romance de Minervina; Rasga e Armorial. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.