Revoredo #118: Viola caipira com Zeca Collares e Fernando Sodré

Violeiros mesclam raiz brasileira com jazz e outros estilos musicais

Por
 04/01/2024 - Publicado há 4 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #118: Viola caipira com Zeca Collares e Fernando Sodré
/

Nesta semana, o Revoredo traz o som dos violeiros Zeca Collares e Fernando Sodré. Collares é músico, compositor e instrumentista e, por meio das suas músicas, retrata as impressões de sua infância no Cerrado e mescla a música de raiz brasileira, jazz barroco e elementos contemporâneos. 

Com mais de 20 anos de carreira profissional, o mineiro Collares já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, MPB4, Pena Branca e Xavantinho Xangai, Fernando Deghi e Adelmo Arcoverde. 

Já o violeiro Fernando Sodré, em 2005, venceu o VIII Festival de Inverno de Sanfona e Viola de Mimoso do Sul, no Espírito Santo. O violonista já tocou com músicos como Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Almir Sater, entre outros, e apresenta o melhor do seu estilo como “salsa-funk-bossa-rumba-jazz”. 

No podcast dessa semana foram apresentadas as músicas: Primavera Mineira, Anjo Bom, Peixe-boi, Quarto de Amanda, Ausência, Sobre as Águas, Taboca, Fragmentos, Lamento do Cerrado, Calangada; Bucâina; Minas do Sul; Mar e Mãe; Utópica; Revoluções de Fausto.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.