Revoredo #111: Quintetos combinam clássicos e estética eclética

Ulisses Rocha e Quinteto Armorial vão de John Lennon e Paul McCartney a composições medievais

 16/11/2023 - Publicado há 5 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #111: Quintetos combinam clássicos e estética eclética
/

O Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Ulisses Rocha, O Quinteto, em que traz consigo os músicos Ivan Vilela, Walmir Gil, Raiff Dantas Barreto e Vitor Loureiro, além das obras do Quinteto Armorial. 

Ulisses Rocha é violonista e compositor, originário do Rio de Janeiro radicado em São Paulo, fez parte do Grupo D’Alma, um trio de violonistas formado no final da década de 1970.

Rocha é professor de violão popular, disciplina criada em 1990 no curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No último ano, completou 30 anos em atividade como professor do curso e já ensinou ilustres nomes da música instrumental brasileira, como Alessandro Penezzi, Chico Saraiva e Euclides Marques. Também é professor convidado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. 

O Quinteto Armorial é fruto do Movimento Armorial, uma iniciativa artística liderada e dirigida pelo escritor Ariano Suassuna com o objetivo promover obras que derivassem das tradições do Nordeste brasileiro, abrangendo música, literatura, artes plásticas, dança, teatro, cinema, arquitetura e outras formas de expressão artística. 

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Na Asa do Vento; Gracias a la Vida; Menino da Porteira; Blackbird; Trenzinho do Caipira; Morro Velho; Viola Enluarada; Mel; Revoada;  Revoada; Romance da Bela Infanta; Mourão; Toada e Desafio; Ponteio Acutilado; Repente e Toré.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.