Revoredo #109: Do rádio aos cinemas, viola caipira com Tavinho Moura

Músico compôs a trilha sonora de filmes como “Minas, Texas” e “Cabaret Mineiro”

Por
 26/10/2023 - Publicado há 6 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #109: Do rádio aos cinemas, viola caipira com Tavinho Moura
/

O Revoredo desta semana apresenta o som de Otávio Augusto Pinto de Moura, mais conhecido como Tavinho Moura, um dos principais nomes do movimento Clube da Esquina.

Nascido em Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, Tavinho conheceu o violão quando estava em Belo Horizonte e o adotou como principal instrumento. Aos 14 anos, produziu a trilha sonora do filme O Homem do Corpo Fechado, de Schubert Magalhães, sendo seu primeiro trabalho profissional ligado à música.

Mais tarde, aos 22 anos, conheceu os músicos com quem formou o Clube da Esquina, que resultou em 17 discos de canções, trilhas sonoras e muita viola.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Diadorado, Marcha de Quadrilha, Capitão do Mato, Pegada da Onça, Inhuma Pantaneira, Estrela Alpacita, Pé Vermelho, Rio Abaixo, Romãozinho, Ludovina, Corpo Fechado, Manuel Por Fora Violeiro Por Dentro, Tinhosa, Caboclo D’água, Mato Grosso, Serra do Ão, Manoelzinho da Crôa, Suindara, Encontro das Águas, Dança Maneiro Pau, Inhuma do Brejo.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.