Quilombo Academia: a irreverência semântica de nuance da ancestralidade negra em Djavan e no jazz de Rosa Maria

A alma negra dimensionada na musicalidade e na demanda léxica na interpretação negra

 12/05/2023 - Publicado há 12 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: a irreverência semântica de nuance da ancestralidade negra em Djavan e no jazz de Rosa Maria
/

A originalidade musical em Djavan se constitui em uma abstração de territorialidade, onde a negritude da sua arte ontológica encontra lugar de pertencimento. A sua irreverência léxica musical se apresenta como uma espécie de mistério que lhe é próprio, constituindo assim em um devir para qualquer outra pessoa. Pois a sua arte negra está além do seu tempo. Essa ontologia negra musical se personifica na capacidade instrumental, que se percebe na corporalidade do canto espiritual de Rosa Maria.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.