Pílula Farmacêutica #115: Indústria cosmética aposta na modelagem molecular antienvelhecimento

A técnica permite prever se moléculas são realmente potentes para contribuir com o efeito antioxidante da pele, ajudando na formulação de produtos contra o envelhecimento precoce

14/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 09/03/2023 as 14:09
Pílula Farmacêutica - USP

Com o aumento da expectativa de vida brasileira, o mundo dos cosméticos oferece atualmente cada vez mais produtos antienvelhecimento altamente tecnológicos. Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre como a técnica da modelagem molecular contribui para o desenvolvimento de produtos que amenizam o efeito da oxidação da pele, prevenindo o envelhecimento.

Amanda esclarece que a oxidação é um dos principais fenômenos que ocorrem no envelhecimento da pele e se dá quando as funções das células são alteradas, modificando o metabolismo celular do indivíduo. “Dessa forma, o processo de cicatrização fica mais lento, deixando nossa pele com um aspecto não tão jovem”, conta a acadêmica. Estudos mostram que a desorganização do mecanismo de defesa antioxidante é uma das maiores causas de envelhecimento cutâneo, informa Amanda.

Para a proteção desses danos oxidativos, o uso constante de protetor solar e a não exposição ao sol em horários em que a radiação ultravioleta é mais intensa são medidas eficazes, além de manter uma alimentação adequada. Alguns alimentos, como a cenoura e o abacate, possuem substâncias antioxidantes, que diminuem ou bloqueiam a reação de oxidação no organismo, conta Amanda.

Produtos cosméticos antienvelhecimento também podem ajudar nesse processo. Com a técnica da modelagem molecular, usada frequentemente na cosmetologia, é possível a identificação de novas moléculas antioxidantes, o que contribui para a descoberta de formas de amenizar os efeitos da oxidação na pele. “Esta técnica fornece meios para prever se as moléculas de compostos bioativos são realmente potentes para contribuir com um produto antioxidante eficaz”, afirma a acadêmica.