Pílula Farmacêutica #115: Indústria cosmética aposta na modelagem molecular antienvelhecimento

A técnica permite prever se moléculas são realmente potentes para contribuir com o efeito antioxidante da pele, ajudando na formulação de produtos contra o envelhecimento precoce

 14/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 09/03/2023 as 14:09
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #115: Indústria cosmética aposta na modelagem molecular antienvelhecimento
/

Com o aumento da expectativa de vida brasileira, o mundo dos cosméticos oferece atualmente cada vez mais produtos antienvelhecimento altamente tecnológicos. Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre como a técnica da modelagem molecular contribui para o desenvolvimento de produtos que amenizam o efeito da oxidação da pele, prevenindo o envelhecimento.

Amanda esclarece que a oxidação é um dos principais fenômenos que ocorrem no envelhecimento da pele e se dá quando as funções das células são alteradas, modificando o metabolismo celular do indivíduo. “Dessa forma, o processo de cicatrização fica mais lento, deixando nossa pele com um aspecto não tão jovem”, conta a acadêmica. Estudos mostram que a desorganização do mecanismo de defesa antioxidante é uma das maiores causas de envelhecimento cutâneo, informa Amanda.

Para a proteção desses danos oxidativos, o uso constante de protetor solar e a não exposição ao sol em horários em que a radiação ultravioleta é mais intensa são medidas eficazes, além de manter uma alimentação adequada. Alguns alimentos, como a cenoura e o abacate, possuem substâncias antioxidantes, que diminuem ou bloqueiam a reação de oxidação no organismo, conta Amanda.

Produtos cosméticos antienvelhecimento também podem ajudar nesse processo. Com a técnica da modelagem molecular, usada frequentemente na cosmetologia, é possível a identificação de novas moléculas antioxidantes, o que contribui para a descoberta de formas de amenizar os efeitos da oxidação na pele. “Esta técnica fornece meios para prever se as moléculas de compostos bioativos são realmente potentes para contribuir com um produto antioxidante eficaz”, afirma a acadêmica.  


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.