Pílula Farmacêutica #109: Vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose

Imunizante é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde a crianças com até 4 anos de idade; a recomendação é aplicar a BCG ainda na maternidade

 25/07/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Pílula Farmacêutica #109: Vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose
/

Até a década de 1920 a comunidade médica e científica possuía muitas dúvidas sobre o tratamento e prevenção da tuberculose, situação que foi revertida com o desenvolvimento da vacina BCG. Mas, apesar do avanço da ciência farmacêutica, a tuberculose ainda é uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Kimberly Fuzel, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, traz mais informações sobre a vacina BCG, que até os anos de 1970 era administrada oralmente.

Kimberly conta que a vacina, desenvolvida pelos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin, demorou cerca de 13 anos para ser produzida e foi pensada a partir do enfraquecimento da bactéria causadora da versão bovina da tuberculose. Após as pesquisas, os cientistas perceberam que ela causava uma resposta imune protetora nos humanos, sem causar a doença.

BCG no Brasil

Batizada de Bacilo de Calmette e Guérin, a vacina BCG começou a ser aplicada no Brasil em 1927 por via oral. A acadêmica explica que na época a imunização era precária, irregular e dependia de cada Estado da federação. Em 1970, por conta da criação do Programa Nacional de Imunização, a BCG passou a ser obrigatória para os recém-nascidos, e agora é oferecida para todas as crianças brasileiras até os 4 anos de idade.

De acordo com Kimberly, a vacina protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. “Infelizmente a vacina não impede o indivíduo de ser infectado pela doença, mas ajuda garantindo que ela não se agrave.” 

Aplicação da vacina

A acadêmica explica que, quando aplicada, a BCG envia para o organismo uma versão enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose, o que consegue estimular o sistema imunológico criando anticorpos para o combate da doença.

Disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, a vacina atualmente é aplicada o mais cedo possível; Kimberly conta que é recomendada a imunização nas primeiras 12 horas de vida da criança, ainda na maternidade. Mesmo assim, a BCG é destinada a crianças na faixa etária do nascimento até os 4 anos.

BCG e os efeitos colaterais

Segundo a acadêmica, a vacina quase sempre deixa uma cicatriz de até 1cm de diâmetro e efeitos como esse podem ser esperados. “Os possíveis eventos adversos podem estar relacionados com isso, causando úlceras com mais de 1cm ou que demoram demais para cicatrizar, ou ainda gânglios e abscessos na pele e nas axilas.”

Os efeitos adversos da vacina BCG são raros, explica Kimberly, e a vacinação é muito importante. A tuberculose “é uma doença que possui grande facilidade na transmissão, e a vacina proporcionou uma grande mudança na realidade de vários países que apresentavam uma situação endêmica por conta da tuberculose”, complementa.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.