Palavra da Semana #95: Direitos humanos universais negados pelo conflito

Destruição e guerra ocupam espaços que deveriam ser de convivência coletiva

 13/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 18/10/2023 as 11:06
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #95: Direitos humanos universais negados pelo conflito
/

Palavra da Semana é um dos termos que são pesquisados e compartilhados na web. E o termo desta semana é direitos humanos, que está em evidência por causa da guerra deflagrada entre o grupo islâmico Hamas e Israel. Direitos humanos é um termo composto de dois conceitos: direito, que deriva do latim ius rectum e significa aquilo que é justo, e humano, também do latim, que designa o que é relativo ao homem como espécie.

Com isso, direitos humanos é a reunião dos direitos, proteções legais, que, garantidos pela lei, são universais e inerentes a qualquer ser humano. Os direitos humanos foram promulgados em 10 de dezembro de 1948 pela ONU por meio da declaração dos direitos humanos, que visa a garantir para qualquer ser humano, sob qualquer circunstância, condições mínimas de sobrevivência, crescimento em ambiente de respeito e paz, igualdade e liberdade.

E sobre os direitos humanos no contexto dessa guerra atual, a professora Deise Sabbag, que tem família no Líbano, convida o ouvinte a pensar a complexa história daqueles países no Oriente Médio e apresenta, como exemplo, sua própria dor de viver e reviver a destruição do país de seus ancestrais. Por fim, cita a judia Hannah Arendt para comungar da ideia de que “cidadania é um direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direito dos seres humanos não é um dado, é um construído da convivência coletiva que requer o acesso a um espaço público comum”.

Quer saber mais sobre o termo direitos humanos? Ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.