Palavra da Semana #36: Guerra – do germânico “werra”, inicialmente não era uma palavra atribuída ao conflito sangrento

Atualmente, o termo está relacionado à luta armada entre nações, etnias diferentes, partidos de uma mesma nação que guerreiam por motivos territoriais, econômicos e ideológicos

 25/02/2022 - Publicado há 2 anos
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #36: Guerra - do germânico "werra", inicialmente não era uma palavra atribuída ao conflito sangrento
/

A Palavra desta Semana, um dos termos mais buscados e compartilhados na web, é Guerra. A palavra está na internet em função da tensão entre Rússia e Ucrânia que culminou no ataque da Rússia a dez regiões da Ucrânia na última quinta-feira, 24 de fevereiro. A palavra Guerra vem do germânico werra, que inicialmente não era atribuída ao conflito sangrento, mas algo relacionado à discordância, como, por exemplo, aquela originada de uma discussão verbal que poderia, no máximo, terminar num duelo. Atualmente, o termo está relacionado à luta armada entre nações, etnias diferentes, partidos de uma mesma nação que guerreiam por motivos territoriais, econômicos e ideológicos. Guerra se refere também à arte e à burocracia militar. Quer saber mais sobre Guerra, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.