Palavra da Semana #35: Petrópolis – cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro com clima ameno e construções históricas

No passado, nos meses mais quentes do ano, a família real se refugiava na fazenda do Córrego Seco, de propriedade do I
imperador D. Pedro I, que construiu no local o Palácio Imperial, atualmente ponto turístico da cidade de Petrópolis

 18/02/2022 - Publicado há 2 anos
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #35: Petrópolis - cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro com clima ameno e construções históricas
/

A Palavra da Semana, aquela que está entre as mais acessadas e compartilhadas na web é Petrópolis. A palavra está em evidência por causa do temporal que caiu na cidade esta semana, causando enormes prejuízos. O temo Petrópolis vem do grego Petros = Pedro e Polis = Cidade, ou seja, cidade de Pedro.

A cidade fica geograficamente na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, com clima ameno, construções históricas e considerada a mais segura do Estado do Rio de Janeiro. Historicamente a cidade de Petrópolis era a fazenda do Córrego Seco, adquirida pelo imperador D. Pedro I, onde foi construído o palácio para a família real. No passado, a cidade recebia a corte nos meses mais quentes do ano.

A primeira estrada de ferro do País foi inaugurada por Visconde de Mauá. Santos Dumont também tinha residência na cidade e a primeira cervejaria do Brasil nasceu em Petrópolis. Quer saber mais sobre a cidade de Petrópolis? Ouça na íntegra o player acima.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.