Palavra da Semana #104: Outono, uma estação para reflexão e renovação

Esta estação, que no Brasil vai de março a junho, é o período do ano onde as folhas das árvores caem e a vegetação hiberna para renascer na primavera

 22/03/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 25/03/2024 as 9:17
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #104: Outono, uma estação para reflexão e renovação
/

A Palavra da Semana é outono, em evidência por conta do início desta estação no Brasil, no dia 20 de março. Outono no dicionário significa estação que vem após o verão e antes do inverno, período do ano onde as folhas das árvores caem e a vegetação hiberna para renascer na primavera.

No Hemisfério Sul, onde o Brasil se localiza, o outono vai de março a junho; já no Hemisfério Norte vai de setembro a dezembro, isso acontece porque a Terra é redonda, já que a luz solar não é fornecida de forma uniforme na superfície terrestre e as estações são fenômenos cíclicos.

O outono é marcado por uma mudança climática, onde a temperatura fica mais amena, ou deveria ficar, porque tem mais ventos e há uma diminuição da umidade do ar. De manhã, o tempo fica mais fresco, esquenta durante o dia, e a noite refresca novamente.

A professora Deise Sabbag da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, também lembra da música Águas de Março, que traz em sua letra a promessa de vida, metaforicamente cantada e que está comprometida com as grandes variações climáticas.

Quer saber mais sobre o outono e a esperança que a estação traz, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.