Palavra da Semana #103: Choque-rei mistura brigas e futebol-arte

Para nomear o que existe na realidade feminina e não é devidamente visibilizado pela sociedade, professora cria o termo choque-mulher

 08/03/2024 - Publicado há 2 meses
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #103: Choque-rei mistura brigas e futebol-arte
/

A Palavra da Semana, termo mais procurado e compartilhado na web esta semana, é choque-rei. Está em evidência por conta do empate entre dois times de futebol no último final de semana. Choque-rei é um termo criado em 1940 por Thomas Mazzoni, um jornalista e comentarista esportivo italiano radicado no Brasil, e se refere ao confronto no futebol que tem como mistura brigas e futebol-arte. Especificamente o confronto que recebe esse nome se dá entre São Paulo e Palmeiras.

Mas a palavra desta semana, conta a professora Deise Sabbag da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, a fez na ideia de “darmos início ao projeto da palavra da semana da Rádio USP”. A justificativa, segundo a professora,  foi nomear as coisas para que elas pudessem existir e nós compreendêssemos seus significados. Mas, pergunta, “aquilo que não tem nome não existe?”. E ela mesma responde que “muita coisa existe e não tem nome, ou melhor, seu nome não é considerado, é abafado, esquecido, periférico, exterminado, dominado, subjugado”. Deise nos chama, então, a pensar num termo novo. Estimulada pelo choque-rei, cria o choque-mulher, que significa a “mistura das brigas com a arte da guerra de ser mulher neste mundo”.

Saiba mais sobre os termos choque-rei e choque-mulher, ouça no player acima o podcast na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.