Olhar Brasileiro #55: Paulinho da Viola mostra seu lado intérprete

Há várias interpretações do músico para composições de Ary Barroso, Zé Kéti, Paulo César Pinheiro e Chico Buarque, entre outros

 09/06/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #55: Paulinho da Viola mostra seu lado intérprete
/

“No ano de 1968, Milton Miranda, executivo da gravadora Odeon, oferece ao recém-contratado, Paulinho da Viola, uma chance única: gravar discos – só seus. Mesmo reconhecendo em seu novo artista um bom compositor e em franca ascensão, com muito ainda por fazer em termos de samba, foi o lado “cantor” que primeiro chamou a atenção de Milton Miranda. Para o executivo, a voz de Paulinho da Viola fazia bem à alma”, afirma o pesquisador Omar Jubran, no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), que foi transmitido no dia 5 de junho de 2022.

Ainda segundo Jubran, “Paulinho da Viola, quando canta, se torna dono de um fraseado que está ficando cada vez mais raro entre os intérpretes de samba. E não foi à-toa que ele foi chamado de ‘Príncipe’ por alguns dos grandes nomes de nossa música popular”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.