Olhar Brasileiro #47: O “cantor das madrugadas cariocas” Lúcio Alves é homenageado nesta semana

Dono de uma das mais belas vozes em nossa música popular, o cantor mineiro começou cedo sua trajetória musical

 14/04/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #47: O "cantor das madrugadas cariocas" Lúcio Alves é homenageado nesta semana
/

Conhecido durante muitos anos como o “cantor das madrugadas cariocas”, o mineiro Lúcio Alves é tema do Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 10 de abril de 2022. Segundo o pesquisador Omar Jubran, o cantor, filho de maestro da banda de sua cidade natal (Cataguases, Minas Gerais), começou a aprender violão aos 6 anos de idade.

Lúcio Alves se muda aos 7 anos para o Rio de Janeiro, e, com apenas 9 anos, participa do programa Bombonzinho, comandado pelo radialista Barbosa Júnior, cantando músicas do repertório de Orlando Silva. “Aliás, por falar em Orlando Silva, que era considerado ‘o cantor das multidões’, uma curiosidade: por preferir plateias mais reduzidas e mais intimistas em suas apresentações, o compositor e cantor Silvino Neto deu a Lúcio Alves o slogan de ‘o cantor das multidinhas’”.

“(…) aos 14 anos, ou seja, em 1941, Lúcio Alves organiza, com um grupo de amigos, um conjunto vocal e instrumental que foi batizado com o nome ‘Namorados da Lua’. Nesse conjunto, Lúcio Alves fazia os arranjos das canções, tocava violão e cantava, atuando como solista”, conta Jubran, acrescentando que no final da década de 1940, com a dissolução do grupo, tornou-se um cantor independente, passando a gravar e a se apresentar individualmente.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.