Olhar Brasileiro #137: Podcast apresenta trajetória de Laércio de Freitas

Nos círculos da música instrumental brasileira é respeitado como um compositor de choros, além de ser um músico reconhecido e um experiente arranjador

 01/02/2024 - Publicado há 3 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #137: Podcast apresenta trajetória de Laércio de Freitas
/

“Carinhosamente chamado de ‘tio’, o instrumentista, maestro, arranjador e compositor Laércio de Freitas nasceu em Campinas, em 1941. Aos 16 anos, graduou-se em piano no Conservatório Carlos Gomes, em sua cidade natal”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro. Segundo Jubran, nos círculos da música instrumental brasileira, ele é respeitado como um compositor de choros bastante original, além de ser um tarimbado músico e um experiente arranjador. 

“Os arranjos de Laércio de Freitas, já realçaram discos de grandes nomes dentro do cenário de nossa música popular. Além disso, o tio sempre foi disputado pelas melhores orquestras paulistas”, destaca Jubran, e conta um episódio ocorrido durante os anos 1970, quando Laércio de Freitas teve a chance de trabalhar com o maestro Radamés Gnattali, gravando o piano principal no histórico álbum Radamés Gnattali Sexteto, lançado em 1975.  

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 28 de janeiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.