Olhar Brasileiro #136: A obra do cantor e compositor Sérgio Sampaio que transitou por diferentes gêneros musicais

Filho de maestro, o músico cresceu entre partituras e instrumentos e suas músicas ganharam voz de grandes intérpretes

 25/01/2024 - Publicado há 3 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #136: A obra do cantor e compositor Sérgio Sampaio que transitou por diferentes gêneros musicais
/

O podcast Olhar Brasileiro traz a trajetória do cantor Sérgio Sampaio, que segundo o pesquisador Omar Jubran, é resultado da síntese de diferentes gêneros musicais. “Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, cidade do Espírito Santo, no dia 13 de abril de 1947, Sérgio Sampaio era filho de uma professora e de um artesão em sapatos, que também era maestro e compositor, e que atuava como líder em diversas bandas da cidade. Por essa razão, Sérgio Sampaio cresceu em um meio musical, entre partituras e instrumentos. E quando tinha 16 anos, viu o pai compor uma canção que ele próprio viria a gravar em 1973: “Cala a Boca, Zebedeu”, conta Jubran. 

Jubran informa ainda que, apesar de maestro e compositor, Raul Sampaio não teve interesse em educar o filho em termos musicais: “Sérgio Sampaio aprendeu a tocar o violão com seus primos, e no ano de 1971 lançou seu primeiro compacto […] Naquele mesmo ano de 1971, Sérgio Sampaio participa, juntamente com outros artistas, do álbum produzido por Raul Seixas, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão Das Dez”. 

Além disso, Sérgio Sampaio, ao lado de Jards Macalé, Walter Franco e Jorge Mautner, entre outros, fez parte dos denominados “malditos” da MPB, pois era mais um que se recusava a seguir as regras que ditavam a busca de sucesso popular na indústria musical, como lembra o pesquisador. Suas canções estiveram nas vozes de intérpretes como Zeca Baleiro, Lenine, Luiz Melodia e Isabella Taviani. 

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 21 de janeiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.