Olhar Brasileiro #127: A brasilidade dos chorinhos e chorões

Esse é o tema do terceiro programa de uma série de quatro, mostrando que nas “rodas de choro” o moderno e o antigo convivem em plena harmonia

 23/11/2023 - Publicado há 5 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #127: A brasilidade dos chorinhos e chorões
/

Neste mês o podcast Olhar Brasileiro é dedicado ao choro, e no terceiro programa de uma série de quatro é apresentada a brasilidade dos chorinhos e chorões. Segundo o pesquisador Omar Jubran, definir com precisão a origem do choro é tarefa que, no mínimo, desperta muita polêmica. “A quantidade de material de pesquisas publicadas é tão grande quanto a riqueza desse gênero musical que, segundo a maioria dos historiadores, começou a existir a partir do final do século 19, no Rio de Janeiro, com a forma de tocar de músicos como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio da Silva Callado, Catulo da Paixão Cearense, Ernesto Nazaré, seguidos por Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Waldir Azevedo, só para citar alguns dos nomes que fizeram do chorinho, como o gênero é popularmente chamado, atravessar as mais diversas fronteiras.”

Uma das características do choro, segundo Jubran, é que o gênero revela a reverência de seus novos compositores ou músicos pelos criadores e instrumentistas mais antigos. “Este fato é amplamente observado nas denominadas ‘rodas de choro’, nas quais o moderno e o antigo convivem em plena harmonia”, comenta. 

Jubran conta que nos anos 1920, impulsionado pelas gravadoras de discos e pelo advento do Rádio, o choro fez sucesso nacional com o surgimento de músicos de grande relevância no cenário da música popular brasileira. Também destaca que por não ter regra para o número de participantes ou para o tipo de composição instrumental, o choro pode acontecer com a participação de vários tipos de instrumentos e, graças a isso, com o passar dos tempos, apresenta criações cada vez mais detalhistas e mais elaboradas.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) no dia 19 de novembro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.