Olhar Brasileiro #125: Você sabe qual a origem do choro e o que dizem os pesquisadores sobre o gênero?

Os quatro programas de novembro são dedicados ao primeiro gênero de música urbana tipicamente brasileiro

 08/11/2023 - Publicado há 6 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #125: Você sabe qual a origem do choro e o que dizem os pesquisadores sobre o gênero?
/

“A origem do termo choro, da palavra propriamente dita, para designar esse gênero musical, é bem controvertida entre pesquisadores de peso. Para o folclorista Câmara Cascudo, choro vinha de xolo, um baile que os escravos faziam nas fazendas. Para o pesquisador Ary Vasconcelos, o termo teria origem nos choromeleiros, corporação de músicos de grande importância no período colonial do Brasil. Já o escritor José Ramos Tinhorão afirma que choro viria da impressão de melancolia gerada pelas baixarias do violão, e que a palavra chorão seria uma decorrência”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Jubran continua: “Para o músico Henrique Cazes, a palavra choro é uma consequência da maneira chorosa de frasear o instrumento, e que teria gerado o termo chorão, que designava o músico que – entre aspas – amolecia as polcas, gênero que se tornou moda no País a partir de meados dos anos 1800”.

O primeiro de uma série de quatro programas, que serão dedicados ao gênero em novembro, traz a história do choro, entremeada com Chorinhos e Chorões, com Muita Brasilidade.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 5 de novembro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.