Momento Tecnologia #67: Plataformas petrolíferas autônomas e o futuro da indústria do petróleo

Plataformas de petróleo não tripuladas automatizam os processos de produção e diminuem os riscos de acidentes de trabalho, mas ainda estão em fase de testes

Por
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #67: Plataformas petrolíferas autônomas e o futuro da indústria do petróleo
/

Você já parou para pensar sobre a logística de trabalho nas plataformas de petróleo? As gigantes estruturas petrolíferas acomodam cerca de 200 pessoas que trabalham por 15 dias em alto-mar. E as flutuantes e de grande porte, como as do pré-sal, que se estendem entre o Espírito Santo e Santa Catarina, também precisam de uma infraestrutura hoteleira que navegue junto a outra estrutura de produção. 

É por isso que plataformas autônomas não tripuladas estão sendo desenvolvidas em todo o mundo: para diminuir o número de trabalhadores a bordo e automatizar os processos de produção de petróleo. Mas esse ainda é um projeto piloto e que encara obstáculos para a sua implementação. 

Neste episódio do Momento Tecnologia, os professores da Escola Politécnica (Poli) da USP Eduardo Tannuri e Kazuo Nishimoto falam sobre as perspectivas dessas plataformas.


Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.