Momento Tecnologia #54: Projeto busca implementar automação e melhorar serviços de saneamento

O Piso, fruto de uma parceria entre Poli e Sabesp, facilita a identificação de falhas e aumenta a qualidade do abastecimento de água e coleta de esgoto

Por
 03/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #54: Projeto busca implementar automação e melhorar serviços de saneamento
/

O abastecimento de água e a coleta de esgoto na cidade são operações com etapas complexas. Para que elas possam ser realizadas com eficiência é importante que o sistema de saneamento esteja padronizado. Com o objetivo de implementar a automação em saneamento, a Escola Politécnica (Poli) da USP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fecharam uma parceria para o Plano de Integração de Sistemas Operacionais (Piso).

“Esse processo de padronização é muito importante para que, quando alguém vai chegar perto do equipamento, já tenha uma noção de que forma ele foi construído, como ele trabalha, como ele opera”, afirma Cícero Couto de Moraes, professor da Poli. Com a integração dos sistemas é mais fácil identificar falhas e vazamentos para que a companhia possa corrigi-los.

O Piso também auxilia na definição de estratégias para evitar o racionamento de água e aumenta a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Quando a pessoa recebe uma água dentro dos padrões de qualidade e ela tem o seu esgoto coletado e tratado, no final das contas, a gente está garantindo a qualidade de vida das pessoas”, diz Érico Ascenção, engenheiro da Sabesp e mestrando em automação na Poli.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.