Momento Tecnologia #53: Projeto IA Criminalidade determina a periculosidade de regiões usando Inteligência Artificial

O Mirante coleta dados de mapas de regiões de São Paulo para analisar qual é a situação da criminalidade em determinada vizinhança a partir das caraterísticas urbanas

Por
 20/07/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #53: Projeto IA Criminalidade determina a periculosidade de regiões usando Inteligência Artificial
/

O projeto IA Criminalidade analisa a dinâmica dos crimes nas cidades de São Paulo através do Mirante, sistema de análise visual construído na web que permite a observação detalhada de mapas para determinar quais regiões de cidades de São Paulo são mais perigosas de acordo as características de infraestrutura urbana. Luis Gustavo Nonato, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, desenvolve o projeto que poderá fornecer dados importantes para intervenções em locais considerados perigosos e para um planejamento urbano de menor custo com maior impacto.

Para a realização do projeto, Marcelo Nery, doutor em Sociologia pela USP e coordenador de transferência de tecnologia do NEV, engrenou o desenvolvimento de versões do Mirante. Nery faz uso das técnicas de geoinformação para verificar qual é a dinâmica da criminalidade no espaço. “Eu sou convidado a contribuir com esses conhecimentos para o desenvolvimento de ferramentas de discussões técnicas que permitam às pessoas ponderar quais seriam as melhores maneiras de pensar o uso de dados, a qualidade da informação”, afirma.

O público-alvo do projeto são os pesquisadores e os dados do IA Criminalidade poderão ser utilizados pelos tomadores de decisão, como as Secretarias de Segurança e Secretarias de Infraestrutura Urbana. “Para que pessoas encarregadas em fazer e executar planejamento urbano, com políticas públicas baseadas em evidência […], com base nos dados, quer dizer, não tem nenhum achismo aí. Os modelos estão dizendo o que seria coisa mais viável a ser feita em determinados locais”, afirma o professor Nonato. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do Núcleo de Estudos da Violência, nev.prp.usp.br, e pesquise por Mirante.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.