Momento Tecnologia #52: Software auxilia no tratamento de transtornos de ansiedade

O software Avoidance foi criado para auxiliar pesquisadores da área de Análise Experimental do Comportamento a desenvolverem aplicações clínicas para o tratamento da população

Por
 06/07/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #52: Software auxilia no tratamento de transtornos de ansiedade
/

O software Avoidance foi desenvolvido para auxiliar no entendimento de processos comportamentais envolvendo transtornos de ansiedade e formas de tratamento mais eficazes para a população. O projeto foi coordenado pela professora Paula Debert, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, e está situado na área da psicologia chamada Análise Experimental do Comportamento, tendo como público-alvo pesquisadores que se relacionam com essa área do conhecimento.

Leandro Boldrin, mestre em Psicologia Comportamental e pesquisador no Laboratório de Análise Experimental de Comportamentos Complexos da USP, é um dos pesquisadores do software. Ele explica que o software atualmente se direciona para uma das quatro formas básicas de interação, as chamadas “relações de contingência”: o reforçamento negativo. Exemplificando essa relação, Boldrin ilustra que “em uma conversa com um amigo sobre assuntos diversos, chega o momento de falar sobre os sentimentos e eu sinto medo, acabo evitando falar sobre sentimentos, supondo que eu não vou ser compreendido. Mudo de assunto, fico quieto e assim por diante”. Uma ação remove uma condição aversiva que está presente ou ela evita que uma condição aversiva seja produzida, e, também, como resultado, essa ação tende a se repetir no futuro.

O grupo de pesquisa está desenvolvendo uma nova versão do software no laboratório, que vai permitir não só que sejam realizadas mais investigações sobre reforçamento negativo, mas também investigações sobre os quatro tipos básicos das relações de contingência. Para saber mais sobre o programa, acesse o site www.patentes.usp.br e pesquise por software Avoidance.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.