Momento Tecnologia #07: Pesquisadores estão desenvolvendo novo medicamento contra leucemia

A pesquisa é importante porque os efeitos colaterais serão minimizados e pode acontecer um fomento à produção de biofármacos originais no Brasil em decorrência do surgimento do novo remédio. São esses fatores que unem os profissionais de diversas áreas que estão envolvidas no projeto

Por
 16/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:50
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #07: Pesquisadores estão desenvolvendo novo medicamento contra leucemia
/

Nesta edição do Momento Tecnologia pesquisadores da USP começam explicando como a enzima Asparaginase  ajuda no combate à leucemia. Infelizmente, o Brasil ainda é dependente de fornecedores internacionais desse medicamento, ficando sujeito a aumento preços e paralisação da produção.

A boa notícia é que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e a Escola Politécnica, ambas da USP, estão desenvolvendo formas de se produzir Asparaginase por meio de mudanças no DNA de fungos. Além de tudo, ainda buscam técnicas para diminuir os efeitos colaterais do medicamento.

Melhorar o tratamento dos pacientes e provar que o Brasil é capaz de produzir um biofármaco puro, injetável e original são os objetivos dos pesquisadores. Uma meta já não tão distante, porque falta somente mais uma etapa para que possam ser feitos os testes em humanos.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Quinzenalmente, às terça-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

 

Ficha técnica

Reportagem: Mayumi Yamasaki

Apresentação: Mayumi Yamasaki

Edição: Rafael Simões, Cinderela Caldeira e Denis Pacheco

Sonorização: Rafael Simões


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.