Momento Odontologia #26: Variações no processo de nascimento dos dentes de leite são normais

Um cirurgião dentista deve acompanhar essa etapa do desenvolvimento da criança para poder orientar os pais sobre higiene bucal, além de avaliar a saúde da boca do bebê. Isso torna o processo mais tranquilo tanto para os jovens quanto para seus responsáveis

 29/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:38
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #26: Variações no processo de nascimento dos dentes de leite são normais
/

O nascimentos dos dentes é um momento importante para o desenvolvimento dos bebês, sendo esse o tema desta edição do Momento Odontologia/Dente de Leite. De acordo com a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, os primeiros deles geralmente surgem por volta dos seis meses de idade e até os três anos de todos os 20 dentes de leite já nasceram.

Em geral, os dentes que nascem primeiro são os da frente, seguidos pelos inferiores ou superiores e os últimos são os do fundo.

A professora destaca, porém, como é normal ocorrerem variações tanto no período quanto na ordem de nascimento dos dentes, dependendo de cada criança. É importante que um profissional acompanhe o processo para orientar os pais e avaliar a normalidade de cada um dos casos.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.