Minuto Saúde Mental #84: O que posso fazer para interromper uma crise de ansiedade?

O primeiro podcast do ano aponta atitudes simples que podem ajudar no controle de uma crise ansiedade

 29/02/2024 - Publicado há 2 meses
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #84: O que posso fazer para interromper uma crise de ansiedade?
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o primeiro de 2024, o professor João Paulo de Sousa dá dicas de como reconhecer e interromper uma crise de ansiedade. Fala sobre os desconfortos físico e mental, experimentados por quem entra em crise, como preocupação sem causas claras, acompanhada de dificuldade para se concentrar e interagir com outros, suor excessivo, palpitação e até visão turva. Fala ainda sobre as diferenças com a crise de pânico.

Entre os conselhos para controlar a crise de ansiedade, o professor adianta que antes é necessário aprender a perceber os sinais do transtorno. Mas, se a pessoa consegue identificar a crise, indica algumas atitudes. A mais usada, comenta, é o controle da respiração, retomando “o controle da entrada e saída do ar”; eliminar demandas e estímulos de lugares agitados ou desconhecidos, “várias pessoas sentem-se melhores ao procurar um ambiente tranquilo e seguro”. 

Sousa lembra ainda às pessoas que já estão em tratamento de um transtorno de ansiedade para trazerem sempre consigo a medicação prescrita pelo médico exatamente para o controle de crises. Porém, alerta para o potencial de dependência e interações importantes desses medicamentos com outras substâncias como o álcool, por exemplo, e ainda que não devem ser usadas sem o acompanhamento de um médico.

Por fim, o professor Sousa informa que caso a pessoa venha sentindo os sintomas que descreveu com frequência, deve procurar um profissional que possa criar um plano de tratamento individualizado.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.