Manhã com Bach #97: Cantata de Natal de Bach em latim reproduz o coro de anjos

Composição é formada por três movimentos que fazem parte da monumental “Missa em Si Menor”

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #97: Cantata de Natal de Bach em latim reproduz o coro de anjos
/

Datada de 1742, a cantata Gloria in excelsis Deo, “Glória a Deus nas alturas” (BWV 191), é a única das cantatas de Natal de Bach que tem letra em latim, e não em alemão, como todas as outras. Baseada numa composição anterior de Bach – uma missa criada para a corte de Dresden em 1733 -, ela tem apenas três movimentos, que depois o compositor incluiu, com leves modificações, na sua monumental Missa em Si Menor (BWV 232), concluída em 1748.

Essa cantata foi exibida no programa Manhã com Bach nos dias 18 e 19 de dezembro de 2021. O programa apresentou ainda outras duas cantatas de Natal de Bach: Darzu ist erschienen der Sohn Gottes, “Para isso se manifestou o Filho de Deus” (BWV 40), e Süßer Trost, mein Jesus kömmt, “Doce consolação, meu Jesus vem” (BWV 151). Desde o final de novembro e durante o mês de dezembro, Manhã com Bach está apresentando as onze cantatas de Natal preservadas de Bach.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.