Surgido na segunda metade do século 17, na Itália, o concerto – o mais popular gênero musical do período barroco – foi enriquecido com “novas e significativas ideias” introduzidas por Johann Sebastian Bach no Concerto para Violino em Lá Menor (BWV 1041) e no Concerto para Violino em Mi Maior (BWV 1042), como afirma o musicólogo austríaco Karl Geiringer no livro Bach – O Apogeu de Uma Era. Essas obras adotam com originalidade a estrutura de concerto desenvolvida pelo compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), formada por três movimentos – um rápido, um lento e um rápido.
As duas composições foram apresentadas nos dias 13 e 14 de novembro de 2021 no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), que exibiu ainda a cantata Christus, der ist mein Leben, “Cristo, que é minha vida” (BWV 95).
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.