Manhã com Bach #87: Concertos para Cravo têm como modelo obras anteriores de Bach

Composições são transcrições de peças originalmente escritas para oboé e violino, algumas hoje perdidas

Por
 11/10/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #87: Concertos para Cravo têm como modelo obras anteriores de Bach
/

Escritos ao longo da década de 1730, em Leipzig, os oito Concertos para Cravo atualmente preservados de Johann Sebastian Bach são transcrições para cravo de obras compostas anteriormente pelo compositor alemão para outros instrumentos, como o violino e o oboé.

Dessas obras, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou nos dias 9 e 10 de outubro de 2021 o Concerto para Cravo Número 2 em Mi Maior (BWV 1053) e o Concerto para Cravo Número 5 em Fá Menor (BWV 1056). O programa exibiu ainda a cantata Es ist nichts Gesundes an meinem Leibe, “Não há nada saudável no meu corpo” (BWV 25), composta em 1723, também em Leipzig.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.