Manhã com Bach #83: “Corais Schübler” pertencem à fase final da carreira de Bach

Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #83: “Corais Schübler” pertencem à fase final da carreira de Bach
/

Os chamados Corais Schübler são uma obra da fase final da carreira de Bach. Eles recebem esse nome porque foram publicados por um ex-aluno de Bach chamado Johann Georg Schübler. Em 1747, Schübler se lançou à carreira de editor de música e, para iniciar a sua empreitada, solicitou a Bach algumas peças para órgão. Atendendo a esse pedido, o compositor selecionou seis corais de cantatas que ele criara entre 1724 e 1731, em Leipzig, e transcreveu esses movimentos para o órgão. A primeira edição da obra foi publicada na cidade de Zella, na Turíngia, em 1747 ou 1748, com o longo título Sechs Chorale von verschiedener Art auf einer Orgel mit zwei Clavieren und Pedal vorzuspielen (“Seis corais de diferentes tipos para preludiar num órgão com dois teclados e pedal”).

Os Corais Schübler foram exibidos nos dias 11 e 12 de setembro de 2021 no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz). O programa apresentou também a cantata Bleib bei uns, “Permanece entre nós” (BWV 6), de 1725 – uma das cantatas das quais Bach extraiu um coral para formar o conjunto publicado por seu ex-aluno Johann Georg Schübler.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.