Manhã com Bach #78: “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” tem dois volumes

Obra dedicada por Bach à esposa contém duas “Suítes Francesas” completas e composições curtas

Por
 09/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/08/2021 as 12:26
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #78: "Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach" tem dois volumes
/

O Clavier-Büchlein für Anna Magdalena Bach (Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach) consiste de dois volumes de partituras com músicas para teclado – ou seja, para cravo, órgão e clavicórdio – que Bach dedicou à sua segunda esposa. O primeiro volume foi concluído em 1722, na corte de Köthen, e o segundo foi composto três anos depois, em 1725, em Leipzig. O primeiro volume é o menor deles e traz, entre outras obras, as Suítes Francesas Números 4 e 5 (BWV 815 e 816) completas, fragmentos das três primeiras Suítes Francesas (BWV 812, 813 e 814) e composições curtas, como uma fantasia para órgão e um minueto.

Do primeiro volume do Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou a Suíte Francesa Número 5 em Sol Maior (BWV 816) e o prelúdio coral Jesus, meine Zuversicht, “Jesus Minha Confiança” (BWV 728). Transmitido nos dias 7 e 8 de agosto de 2021, o programa exibiu ainda a cantata Selig ist der Mann, “Bem-Aventurado é o Homem” (BWV 57).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.