Manhã com Bach #59: Rádio USP começa a apresentar a “Paixão Segundo São João”

Com cerca de duas horas de duração, obra foi composta para celebrar a Semana Santa de 1724, em Leipzig

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #59: Rádio USP começa a apresentar a "Paixão Segundo São João"
/

Composta para celebrar a Semana Santa de 1724, em Leipzig, a Paixão Segundo São João (BWV 245), de Johann Sebastian Bach, é uma das mais profundas e tocantes composições sobre os últimos momentos de Jesus Cristo. Com cerca de duas horas de duração e rica instrumentação, ela está baseada nos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João, mas inclui também trechos do Evangelho de Mateus e hinos tradicionais do protestantismo alemão.

A Paixão Segundo São João começou a ser exibida no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 27 e 28 de março de 2021, quando foi ouvida a primeira parte da obra. A segunda parte, mais extensa, será apresentada nos próximos dois programas. A interpretação é da orquestra da Netherlands Bach Society.

Essa primeira parte começa com um majestoso coro, que afirma:

Herr, unser Herrscher, dessen Ruhm

In allen Landen herrlich ist!

 Zeig uns durch deine Passion,

Dass du, der wahre Gottessohn,

Zu aller Zeit,

Auch in der größten Niedrigkeit,

Verherrlicht worden bist!

 

Senhor, nosso soberano, cuja glória

Em todas as terras é magnífica!

Mostra-nos através da tua Paixão

Que tu, o verdadeiro filho de Deus,

Por todo o tempo,

Mesmo na maior humilhação,

Foi enaltecido.

Em seguida, através de recitativos, árias e coros exuberantes, são narrados a prisão de Jesus por guardas conduzidos por Judas, o traidor, o diálogo entre Jesus e o sumo sacerdote Anás, a negação de Pedro e o seu amargo arrependimento.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.