“Manhã com Bach” #29: Programa apresenta a cantata “Actus Tragicus”

Criada entre 1707 e 1708, obra é uma das mais profundas composições da história da música universal

Por
 31/08/2020 - Publicado há 4 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
"Manhã com Bach" #29: Programa apresenta a cantata "Actus Tragicus"
/

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou três músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach: Prelúdio e Fuga em Ré Maior (BWV 532), para órgão, Passacaglia e Fuga in Dó Menor (BWV 582), também para órgão, e a cantata Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit, “O tempo de Deus é o melhor de todos os tempos”, também conhecida como Actus Tragicus (BWV 106) – uma das obras mais profundas da história da música. As três composições foram criadas na cidade de Mühlhausen, onde Bach trabalhou como músico durante um ano apenas, entre junho de 1707 e junho de 1708.

Excepcionalmente, esta edição de Manhã com Bach reapresentou o programa exibido nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado em formato de podcast na área de podcasts do site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.