Manhã com Bach #211: “Paixão Segundo São João” foi criada para a Semana Santa de 1724

Surgida há exatos 300 anos, composição é uma das maiores obras da história da música sacra

Por
 25/03/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 30/03/2024 as 17:45
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #211: “Paixão Segundo São João” foi criada para a Semana Santa de 1724
/

A Paixão Segundo São João (BWV 245), de Johann Sebastian Bach – uma das maiores obras da história da música sacra, que narra os sofrimentos e morte de Jesus Cristo com base principalmente no Evangelho de João -, completa 300 anos. Ela foi composta para celebrar a Semana Santa de 1724.

Com quase duas horas de duração, a íntegra dessa obra – que tem 68 movimentos – será apresentada ao longo de três edições do podcast Manhã com Bach. Nesta primeira edição da série, são ouvidos os movimentos 1 a 20, que relatam a traição de Judas, a prisão e a difamação sofrida por Jesus e o episódio em que o discípulo Pedro nega Jesus três vezes. No segundo programa, serão apresentados os movimentos 21 a 48, que reproduzem o interrogatório a que Jesus é submetido e a flagelação que ele sofre em seguida. Já no terceiro e último programa da série, os ouvintes acompanharão os movimentos 49 a 68, que destacam a crucificação e a morte de Jesus. A interpretação é do Coro e Orquestra da Netherlands Bach Society, sob regência de Jos van Veldhoven.

A série vai se encerrar em 7 de abril, que é exatamente o dia em que a Paixão Segundo São João foi apresentada pela primeira vez, há 300 anos, na Sankt-Nikolaikirche, a Igreja luterana de São Nicolau, em Leipzig, na Alemanha. A Sexta-Feira da Paixão de 1724 se deu justamente no dia 7 de abril.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 23 e 24 de março de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.