Manhã com Bach #209: Podcast continua a comemorar os 339 anos de Bach

Programa destaca os anos vividos pelo compositor nas cortes de Weimar e Cöthen

Por
 11/03/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #209: Podcast continua a comemorar os 339 anos de Bach
/

Nesta edição, o podcast Manhã com Bach continua as comemorações pelos 339 anos de Johann Sebastian Bach – que serão completados no dia 21 de março -, iniciadas no programa passado, quando foram abordados os anos iniciais da carreira de Bach.

Desta vez, o destaque são os períodos da vida do compositor vividos nas cortes de Weimar, entre 1708 e 1717, e Cöthen, entre 1717 e 1723. Em Weimar, Bach produziu o maior e melhor repertório para órgão da história da música. Já em Cöthen ele produziu várias obras-primas da música de câmara, como os seis Concertos de Brandemburgo, as seis Suítes para Violoncelo e o primeiro volume de O Cravo Bem Temperado, entre outras.

Como exemplo da produção de Bach em Weimar e em Cöthen, Manhã com Bach apresenta, nesta edição, o Prelúdio e Fuga em Ré Maior (BWV 532), para órgão, a Sonata Número 1 para Violino em Sol Menor (BWV 1001) e a cantata Durchlauchtster Leopold, “Sua Alteza Leopold” (BWV 173a).

Bach nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na Turíngia, no leste do atual território da Alemanha.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 9 e 10 de março de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.