Manhã com Bach #208: Começam as comemorações pelos 339 anos de Bach

Compositor nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha

Por
 04/03/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #208: Começam as comemorações pelos 339 anos de Bach
/

O podcast Manhã com Bach dá início, nesta edição, às comemorações pelos 339 anos de Johann Sebastian Bach, que nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na Turíngia, no leste do atual território da Alemanha.

Em três edições, o podcast vai celebrar essa data apresentando músicas compostas por Bach ao longo de sua carreira e dando informações sobre sua vida e obra. Neste primeiro programa da série, o destaque são os anos vividos por Bach nas cidades de Arnstadt – onde o compositor obteve seu primeiro emprego, como organista da Neuen Kirche (Igreja Nova) -, entre 1703 e 1707, e de Mühlhausen, onde ele atuou entre 1707 e 1708. Desses períodos o podcast exibe três obras: a Sonata em Ré Maior (BWV 963), para cravo, a Tocata em Ré Menor (BWV 913), também para cravo, e a cantata Gott ist mein König, “Deus é o meu rei” (BWV 71).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 2 e 3 de março de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.