Manhã com Bach #206: Mulheres tiveram papel revelante na carreira de Bach

As duas esposas do compositor, Maria Barbara Bach e Anna Magdalena Bach, eram cantoras e tinham voz de soprano

Por
 19/02/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #206: Mulheres tiveram papel revelante na carreira de Bach
/

Duas mulheres foram especialmente importantes na carreira de Johann Sebastian Bach. Elas são Maria Barbara Bach, a primeira esposa de Bach, que foi casada com o compositor por 13 anos, de 1707 até 1720, quando ela morreu com apenas 35 anos de idade, e Anna Magdalena Bach, a segunda esposa de Bach, que ficou casada com ele durante 28 anos, desde 1721 até a morte do compositor, em 1750. As duas cultivavam a mesma fé luterana de Bach, eram cantoras, possuíam voz de soprano, tinham participação ativa nos saraus musicais domésticos que o compositor promovia diariamente e ajudavam a copiar partituras de músicas compostas pelo marido, além de administrar uma casa sempre cheia de crianças, parentes e convidados.

Esta edição de Manhã com Bach traz informações sobre Maria Barbara e Anna Magdalena e apresenta três composições de Bach que de alguma forma se relacionam com elas: a Fuga em Sol Menor (BWV 578), para órgão, a Suíte em Lá Menor (BWV 827), para cravo, e a cantata Falsche Welt, dir traue ich nicht, “Mundo falso, eu não confio em ti” (BWV 52).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.