Manhã com Bach #204: Cantata para o Ano Novo de 1724 tem diálogo entre coro e recitativo

Obra criada há 300 anos inclui também versos do “Salmo 149”, do Salmo “150” e de um hino de Martim Lutero

Por
 05/02/2024 - Publicado há 3 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #204: Cantata para o Ano Novo de 1724 tem diálogo entre coro e recitativo
/

Apresentada pela primeira vez em Leipzig no dia 1º de janeiro de 1724 – há exatos 300 anos, portanto -, a cantata Singet dem Herrn ein neues Lied, “Cantai ao Senhor uma nova canção” (BWV 190), de Johann Sebastian Bach, traz, no segundo movimento, um expressivo diálogo entre o coro e o recitativo. O coro canta uma frase – por exemplo, “Senhor Deus, nós te louvamos” -, e o recitativo responde dando os motivos para esse louvor: “Porque tu nos envias, com este novo ano, nova alegria e ainda pensas em nós com graça”. Outra frase do coral, “Senhor Deus, nós te agradecemos”, recebe a seguinte resposta do recitativo: “Porque no tempo passado a tua bondade nos protegeu da carestia, da peste e da guerra”. O recitativo é feito ora pelo baixo, ora pelo tenor, ora pelo contralto. Já o coro de abertura apresenta uma estrutura complexa e utiliza versos do Salmo 149, do Salmo 150 e de um hino do reformador Martim Lutero.

Essa cantata é apresentada nesta edição de Manhã com Bach, que, depois das férias de janeiro, dá início a mais um ano de transmissões. O podcast exibe ainda o Concerto para Cravo em Fá Menor (BWV 1056) e o Concerto para Flauta, Violino e Cravo em Lá Menor (BWV 1044).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.