O nome “Jesus” é o tema que predomina na quarta parte do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), de Bach, apresentada nesta edição de Manhã com Bach. Ao longo deste mês, o podcast exibe a íntegra dessa obra monumental do compositor alemão, composta em seis partes, em Leipzig, no leste alemão, para celebrar o Natal de 1734. Esta edição destaca ainda a Sonata em Lá Menor (BWV 965), para cravo.
A quarta parte do Oratório de Natal tem sete movimentos. O segundo desses movimentos – que se segue ao coro de abertura – reproduz o versículo do Evangelho de Lucas que se refere à circuncisão do filho de José e Maria, oito dias após o seu nascimento. Nessa ocasião foi dado a ele o nome de Jesus. Como se sabe, na cultura semita antiga o nome tem um significado muito mais profundo do que meramente identificar uma pessoa. Ele é mesmo definidor do caráter e da função do seu portador. O nome “Jesus”, por exemplo, significa salvador.
Dada a importância da denominação do recém-nascido, o nome de Jesus é o tema explorado nos cinco movimentos seguintes do Oratório de Natal. Por exemplo, no quinto movimento – um recitativo em que o coral e o baixo fazem considerações sobre esse nome -, o baixo afirma: “Somente o teu nome deve estar no meu coração”. E o coral responde conferindo outros significados ao nome “Jesus”, entre eles “alegria”, “regozijo”, “tesouro”, “redenção”, “rei”, “luz” e “sol”.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 16 e 17 de dezembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.