Manhã com Bach #194: Sem Lutero não existiria Bach como conhecido hoje

Líder da Reforma Protestante foi grande incentivador da música na Igreja e influenciou família de Bach desde o século 16

Por
 30/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 31/10/2023 as 18:47
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #194: Sem Lutero não existiria Bach como conhecido hoje
/

Sem Martim Lutero e o movimento que liderou no século 16 – a Reforma Luterana ou Reforma Protestante, deflagrada há 506 anos, no dia 31 de outubro de 1517 -, não existiria o compositor Johann Sebastian Bach como ele é conhecido hoje. Isso ocorre basicamente por dois motivos.

Primeiro, porque Lutero foi um grande incentivador do uso da música na Igreja, como forma de ensinar os conceitos cristãos para as pessoas. Seu empenho em introduzir a música no culto fez com que conjuntos corais se disseminassem por todo o território alemão influenciado pela Reforma, estimulando a formação de cantores e instrumentistas. Segundo, porque Bach nasceu numa família que seguia o luteranismo desde meados do século 16, quando o patriarca Veit Bach se instalou na Turíngia, no leste alemão, e deu início a uma dinastia de músicos que se estenderia até as primeiras décadas do século 19. Como adepta do luteranismo, a família de Johann Sebastian imprimiu no compositor os mesmos valores promovidos pelo reformador, relacionados com a importância da música.

A profunda influência de Martim Lutero sobre Bach é facilmente percebida na música do compositor. Bach se inspirou em Lutero ou utilizou letras do reformador, que também era compositor, em pelo menos 30 cantatas, em 25 corais, em um moteto, no Magnificat e em trechos do Oratório de Natal. Além disso, as Variações Canônicas (BWV 769), uma obra de Bach para órgão, estão baseadas numa música de Natal para crianças composta por Lutero.

Esta edição de Manhã com Bach oferece uma pequena amostra da influência de Lutero sobre o compositor. Ele apresenta três corais, um moteto e uma cantata baseados em composições e letras do reformador. Os corais são: Allein Gott in der Höh’ sei Ehr, “Somente a Deus nas alturas seja a honra” (BWV 260), Christ ist erstanden, “Cristo ressuscitou” (BWV 276) e Wir glauben all an einen Gott, “Nós cremos todos em um Deus” (BWV 437). O moteto é intitulado Der Geist hilft unsrer Schwachheit auf, “O Espírito nos auxilia na nossa fraqueza” (BWV 226). Já a cantata, Ein feste Burg ist unser Gott, “Um castelo forte é nosso Deus” (BWV 80), está baseada num famoso hino homônimo, composto por Lutero em 1529, que se tornou uma espécie de “hino oficial” da Reforma Protestante.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 28 e 29 de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.