Manhã com Bach #193: Drama, humor e amor à natureza marcam cantatas seculares de Bach

Manhã com Bach apresenta obra criada em 1734 para celebrar o aniversário do eleitor da Saxônia e rei da Polônia Augusto III

Por
 23/10/2023 - Publicado há 6 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #193: Drama, humor e amor à natureza marcam cantatas seculares de Bach
/

Obras criadas para ocasiões festivas, solenes ou fúnebres, as cantatas seculares de Johann Sebastian Bach têm como características marcantes o poder dramático, um humor simples e o amor à natureza, na opinião do musicólogo austríaco Karl Geiringer. Características como essas estão presentes na cantata secular Preise dein Glücke, gesegnetes Sachsen, “Enaltece tua felicidade, abençoada Saxônia” (BWV 215), apresentada nesta edição de Manhã com Bach, que exibe ainda o Concerto para Órgão em Ré Menor (BWV 596).

A cantata exibida nesta edição foi composta para ser apresentada numa ocasião muito solene: o aniversário do eleitor da Saxônia e rei da Polônia Augusto III. Como Augusto III tinha anunciado que estaria na cidade de Leipzig entre 2 e 6 de outubro de 1734, os estudantes da Universidade de Leipzig resolveram fazer uma homenagem a ele e convidaram Bach para compor uma cantata, que foi apresentada no dia 5 daquele mês, com letra do poeta e professor da Universidade de Leipzig Johann Chistoph Clauder.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 21 e 22 de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.