Manhã com Bach #134: Suítes de Bach proclamam o “incorrigível otimismo” do compositor

É o que afirma o historiador inglês Charles Sanford Terry, que vê “beleza comovente” nessas peças

Por
 05/09/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #134: Suítes de Bach proclamam o “incorrigível otimismo” do compositor
/

O tom que predomina nas suítes para teclado de Johann Sebastian Bach é o humor feliz e o sentimento exuberante, afirma o historiador inglês Charles Sanford Terry (1864-1936), citando como exemplo a Suíte Francesa Número 5. Para Terry, apesar das circunstâncias que afligiam o compositor alemão, Bach era um “otimista incorrigível”, e suas suítes proclamam isso. Alguns dos movimentos das suítes de Bach são de uma beleza comovente, acrescenta o historiador, dando como exemplo a sarabanda – o terceiro movimento – da mesma Suíte Francesa Número 5.

Essa obra de Bach – a Suíte Francesa Número 5 em Sol Maior (BWV 816) – é apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach, que exibe também a Fantasia e Fuga em Sol Menor (BWV 542), para órgão, e a cantata Erfreute Zeit im neuen Bunde, “Tempo feliz na nova aliança” (BWV 83).

Charles Sanford Terry se tornou famoso por seus livros sobre a história da Europa e também por obras dedicadas à vida e à música de Johann Sebastian Bach, entre elas The Music of Bach – An Introduction, de 1933, ainda hoje uma importante fonte de informações e análises sobre Bach.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 3 e 4 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.